2 de fevereiro de 2014

Queijo de Cabra da Paraíba, o Melhor do Brasil.







Em uma tarde de muito sol e calor como é peculiar ao mês de janeiro no nosso estado, estive visitando a fazenda Carnaúba. 
Localizada no Município de Taperoá e de propriedade do Sr. Manuelito Dantas, na fazenda também está instalado o laticínio Grupiara, que produz o melhor queijo de cabra do Brasil. 
Ganhador de vários prêmios, o queijo de cabra do semiárido paraibano, não fica a desejar para os melhores queijos franceses. Inclusive, inspirado numa proposta que um amigo o fez para produzir queijos temperados com ervas da região de Provença na França; Manuelito resolveu usar as ervas locais para temperar o seu queijo. 
O resultado foi tão bom que desde o ano de 2002, já são produzidos aqui, queijos temperados com ervas nordestinas como o Marmeleiro, Alfazema e Aroeira ou Cumarú. 
Do sucesso do queijo ganhador de vários prêmios o próprio Manuelito diz: "Valorizar aquilo que o semiárido tem de melhor, é a saída para conviver com a seca. Sim, porque não existe luta contra a seca, pois é um fenômeno natural. Existe convivência e adaptação."
Com essa ideologia, hoje a fazenda carnaúba é considerada modelo pela postura adotada em relação ao clima semiárido. 
Não posso deixar de citar a querida Inês Dantas Villar, filha de Manuelito e gerente do Latícino Grupiara, que nos recebeu com muita atenção e nos mostrou as dependências tanto do laticínio quanto da casa grande da fazenda, onde me surpreendi com tantos troféus e premiações expostas nas paredes e estantes. Ela me informou que além de todos os prêmios que o queijo de cabra tem, a nova embalagem, que foi idealizada pelo seu tio o Dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, também foi premiada em 2013. 
Um dos novos projetos do laticínio para 2014 / 2015 será a produção do Queijo de Manteiga bovino. Que não tenho dúvidas, vai ser um grande sucesso!
O Sr. Manuelito Dantas, nos recebeu de braços abertos, a mim ao Dorgival Macedo, ao Hermany Menezes e ao Cristófanes Ventura, dando-nos uma verdadeira aula de história da Paraíba e contando seus “causos”, regados a uma boa cachaça e ao mais delicioso queijo de cabra do Brasil.

Ana Célia Macedo

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela divulgação da nossa Paraíba;através dos queijos da fazenda Carnaúba...

    O nosso semiárido tem muito à mostrar ao Brasil,a exemplo das nossas abelhas nativas/abelhas sem ferrão!!!

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por Mostrar os Encantos da Paraíba as outras Regiões desse Rico País!Sucesso

    ResponderExcluir