14 de fevereiro de 2014

Museu conta história da Caixa d’água em Cuiabá

Nelio Camargo (nelio@webart.com.br)

Em Cuiabá uma caixa d’água antiga que abastecia a população entre o século XIX e metade do século XX foi transformada em museu. O antigo reservatório d’água tinha capacidade para abrigar mais de 1 milhão de litros de d’água. Hoje, o local recebe exposições e mostras de cinema. 

Por ser de grande porte, o reservatório era subterrâneo, na região central de Cuiabá, e foi o primeiro a ser construído para abastecer a população cuiabana. A inauguração ocorreu em 1882 e funcionou até de 1940, fornecendo água para mais de 25 mil pessoas. Com o avanço da engenharia civil, esses reservatórios subterrâneos perderam espaço para caixa d’água cilíndrica apoiada, feitas em aço carbono, que podem superar 1 milhão de litros de capacidade.

Ao ser desativado o local foi utilizado por uma rádio, e depois foi palco de ensaios de uma escola de samba e, em 1991 foi tombado como patrimônio municipal. Passou por restaurações e em 1997 foi inaugurado o Museu Morro da Caixa d’Água Velha, voltado para preservar a história da cidade.

No local são preservados tubos de ferro fundido e registros usados no século 19 para controle e distribuição de água na cidade. Há ainda um espelho d’água que se encontra coma queda d’água com 7 metros de altura e quase 18 de cumprimento e ainda um deque de madeira contornando uma árvore nativa do Pantanal, a Chimbuva, com aproximadamente 80 anos.

A partir deste ano, moradores e turistas poderão visitar o museu também aos finais de semana. A mudança foi feita em razão da Copa do Mundo que será sediada este ano no Brasil, e terá Cuiabá como uma das cidades que receberão os jogos.
   







Nenhum comentário:

Postar um comentário