25 de fevereiro de 2014

Inventário da Oferta Turística - Esclarecimentos do Ministério do Turismo - Novos Inventários não serão lançados no INVTUR


A gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informações possibilitando que o planejamento seja estrategicamente configurado em um contexto situacional.

Dessa forma, para se desenvolver as potencialidades turísticas de uma região é imprescindível que haja planejamento e integração dos municípios que a compõem, o que exige também informações confiáveis como base para análises e decisões acertadas. Assim, o levantamento de informações turísticas e complementares é fundamental para a construção de um pensamento estratégico sobre aquilo que se pretende em relação ao destino.

O inventário consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, as instâncias de gestão e outras condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento. O intuito é permitir que o município faça um levantamento de sua infraestrutura e atrativos com a finalidade de reconhecer o que for passível de utilização para fins turísticos. Com isso, é possível embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo a partir da adoção de uma metodologia-padrão para inventariar a oferta turística no país.

LEIAM COM ATENÇÃO OS PARÁGRAFOS ABAIXO!

Durante o último Salão do Turismo, em 2011, foi lançada a nova metodologia do Inventário da Oferta Turística. 

Em decorrência das alterações promovidas nos formulários, seria necessária a atualização do Sistema INVTUR. 

Após análise dos indicadores referentes a utilização do Sistema INVTUR, decidiu-se como alternativa mais adequada que cada município gerencie as informações levantadas em campo.

O Sistema INVTUR, compatível com a antiga metodologia, continua provisoriamente em funcionamento, visto que alguns municípios estão finalizando seus inventários com base na referida metodologia.

 Assim que estes inventários forem finalizados, o sistema será mantido apenas para consulta. 

Os inventários já finalizados estão disponíveis para consulta na aba “Relatórios”.

Neste contexto, não haverá abertura de novos inventários ou mesmo reabertura de inventários já finalizados para atualização, visto que os municípios passam a ser os gerenciadores das informações levantadas.

Mais informações

Telefones: (61) 2023-8131 ou 0800 606 8484 (opção 2)

Saiba mais:



2 comentários:

  1. O Ecobooking já esta preparado para os novos formulários, e esta disponível para os municípios..
    Sidnei Varanis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIDNEI EUBEM SEI DA COMPETÊNCIA DO ECOBOOKING, E QUE REALMENTE TEM COMPETÊNCIA E ESTÁ PREPARADO PARA GERIR O INVENTÁRIO, O QUE A GENTE NOTA É A FALTA DE ORÇAMENTO NO MOMENTO POR PARTE DA SEDTUR PARA CONTRATAR ESTES SERVIÇO, IMAGINE ATÉ O MTUR ESTÁ COM DIFICULDADES

      Excluir