3 de fevereiro de 2014

Exposição com obras que retratam o Pantanal abre temporada 2014 Higor Marota, 18, estreia com telas inspiradas na natureza e momentos vividos por ele ALINE CHAGAS



PALÁCIO PAIAGUÁS
Assessoria/Casa Civil

O Pantanal, a Baixada Cuiabana e a vida na zona rural são as inspirações para a exposição que abre a temporada 2014 do Centro Cultural Palácio do Governo, no hall do Palácio Paiaguás. São 23 telas que retratam cavalos pantaneiros, jacarés, tuiuiús, ipês rosa e a rotina da vida em um sítio, imagens que motivam os artistas Higor Marota Farias, de 18 anos, e Janete Hartmann, de 42. A exposição segue até o dia 28 de fevereiro e pode ser visitada de segunda à sexta, em horário comercial.

Higor, que é estudante, faz sua estreia em exposições. Nascido em Viçosa (MG), ele mora na região do Coxipó, em Cuiabá, há nove anos, dois destes estudando pintura no ateliê de Janete. Seus trabalhos são de óleo sobre tela e trazem sempre cenas inspiradas nas lembranças de sua terra natal, além do Pantanal, índios e temas ligados ao cotidiano do mato-grossense. “Sempre fui apaixonado por pintar, desde criança. Com o tempo, fui ficando com mais vontade de aprender, até que um dia passei na porta do ateliê da Janete e entrei para ver como era. Desde então estou aprendendo com ela”, lembra.

Quando perguntado sobre como se consegue fazer quadro com tantos detalhes, Higor é enfático: “lembro da minha infância, dos acontecimentos da minha vida. Coloco nas telas emoções que já vivi”, pontua o jovem artista. Para a estreia em mostras e eventos Higor convidou a professora dele, Janete, para expor. A artista tem como inspiração o Pantanal, a natureza, a figura humana e a arte sacra. Além de trabalhar com óleo sobre tela, a artista tem telas com a técnica acrílico sobre telas. Nos cerca de vinte anos de vida artística, Janete já participou de inúmeras exposições.

O “Espaço Cultural Palácio do Governo” está localizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e está à disposição de artistas, fotógrafos e escritores para divulgação dos trabalhos de forma gratuita. O espaço está sob coordenação da Casa Civil e tem 250 metros quadrados.

Interessados podem entrar em contato com Ênio de Oliveira para reservas, pelo telefone 3613-4603 ou e-mail enioleite@casacivil.mt.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário