29 de janeiro de 2014

Programa vai nortear ações de sustentabilidade florestal José Lacerda destacou a importancia de investir no setor de base florestal para combater o desmatamento


ASSESSORIA 
Sema-MT/Cipem

Ednilson Aguiar
Secretário José Lacerda com o técnico da Sicme, o diretor executivo do Cipem, e superintendente de Gestão do Cipem

Voltado a ações de preservação do Meio Ambiente, o Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável de Mato Grosso (PDFS) está previsto para ser validado oficialmente na próxima quinta-feira (30.01), durante seminário na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), das 8h às 12h.




O documento foi apresentado nesta segunda-feira (27.01) ao secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda, após ser elaborado sob a coordenação do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso (Sicme).

Segundo o diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, com o programa o setor de base florestal terá as potencialidades locais e regionais avaliadas, assim como os fatores que interferem no desenvolvimento da cadeia produtiva.

“Dessa forma, será possível definir metas, ações e cronogramas de execução em parceria com o Governo do Estado, especificamente com as secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), Sicme, Fazenda e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), além de entidades como a Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e Federação da Agricultura e Pecuária (Famato)”, complementou o técnico da Sicme, José Juarez Farias.

O superintendente de Gestão do Cipem, Ramiro Azambuja, enfatizou ao secretário a necessidade de criar um programa de incentivos para o setor, com o intuito de atrair novos negócios e motivar os já existentes.

Em resposta, José Lacerda assegurou que será firmado um termo de compromisso entre o Cipem e o Estado. Ele entende que o estímulo às indústrias do setor de base florestal é uma forma de coibir o desmatamento. Por isso, entende que o programa é extremamente importante para a área de preservação e conservação florestal de Mato Grosso. “É um programa de sustentabilidade de floresta, a Sema prioriza os empresários que estão dentro da legalidade e o governador Silval Barbosa tem garantido todo o apoio à Secretaria”.

Dados da Pasta indicam que há 2,3 milhões de hectares de florestas incluídos em áreas de manejo florestal sustentável no Estado. Em 2013, foi iniciado um processo de reestruturação da Secretaria, incluindo a implantação do Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão (Sema Virtual), a contratação de 135 técnicos e a elaboração de um novo Código Florestal para o Estado. “Já foram contratados 98 técnicos e até julho toda a legislação ambiental estará reformulada”, informa José Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário