19 de janeiro de 2014

MDA busca integração para formar redes de apoio a agricultura familiar



MDA busca integração para formar redes de apoio a agricultura familiar 

Com objetivo de fomentar a integração entre as instituições de ensino, pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em beneficio da Agricultura Familiar, encerra nesta sexta-feira (13), a primeira Oficina de Concertação do Estado de Mato Grosso. O evento é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Agrossilvipastorial, no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). Participam da oficina pesquisadores, técnicos agropecuários, professores, estudantes e produtores rurais. 




O diretor técnico da Empaer, Almir de Souza Ferro, fala que com aprovação do projeto de Lei 5.740, que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), a intenção é aproximar as instituições e levar tecnologia e informações que atendam as necessidades do homem do campo. Ele lembra que será elaborada uma agenda conjunta de inovação e formação com a agricultura familiar. “Por meio das redes institucionais e de novos espaços de interação e inovação acredito que a agricultura está dando um salto para produção de alimentos”, destaca Ferro. 

A Oficina de Concertação é a primeira de uma série de encontros regionais que serão realizados em todo país. Estão abordando os seguintes temas: metodologia de capacitação continuada de técnicos em Mato Grosso como instrumento de desenvolvimento rural sustentável; a interação ensino, pesquisa, Ater e agricultura familiar para promover inovação e sustentabilidade; o cooperativismo e a agricultura familiar; e a cadeia produtiva da restauração ecológica como ferramenta para adequação ambiental e desenvolvimento rural. 

Para apresentar propostas e trabalhos desenvolvidos pela área de pesquisa e Ater participam do evento, a diretora de pesquisa da Empaer, Eliane Forte Daltro, coordenador de Pesquisa Sebastião Campos Filho, engenheiros agrônomos Athayde Maciel e Osmano de Freitas Silva, assessor da presidência da Empaer, Cláudio Ximenes Lopes, chefe do Centro de Pesquisa da Empaer em Sinop, Wanderlei Araújo e o técnico agropecuário José Lopes. 

No encerramento, a partir das 18 horas, será realizado o lançamento do livro “Plantar, Criar e Conservar: unindo produtividade e meio ambiente”, montado por Natália Guerin e Ingo Isernhagen, reúne textos que apresentam de maneira simplificada e didática formas de se planejar uma propriedade adequando-a ambientalmente. 


Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)



Nenhum comentário:

Postar um comentário