13 de janeiro de 2014

Instalação do telhado metálico é finalizada O setor Leste é o mais avançado das obras do estádio



Edson Rodrigues/Secopa



A cobertura definida para o estádio tem durabilidade e resistência

DA REDAÇÃO

Os trabalhos referentes à instalação do telhado metálico, na cobertura da Arena Pantanal, foram finalizados nos setores Norte, Sul, Oeste e Leste, respectivamente. As cinco etapas – telhado metálico, isopor, isolante térmico, membrana e policarbonato – da cobertura já foram iniciadas e avançam simultaneamente. Quando finalizadas, as quatro arquibancadas oferecerão 26.800 m² de proteção para os torcedores.

O Setor Leste é o mais avançado do estádio e o único que já recebeu o policarbonato na área frontal da cobertura. Nos outros três setores – Norte, Sul e Oeste – com a finalização do telhado metálico, a instalação do isopor, do isolante térmico e da membrana TPO seguem para a fase final. A membrana TPO, instalada na área interna (veja a foto), ainda será estendida e cobrirá o público por completo.

Em formato de trapézio, a telha de aço é fixada diretamente sobre a estrutura metálica da cobertura. O preenchimento da telha é feita com isopor, seguido pelo isolante térmico, constituído por placas de espuma de poliisocianurato, de células fechadas, revestidas com uma camada de fibra de vidro, em ambas as faces. Sua composição é livre de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), o que contribui para preservação da camada de ozônio.

A membrana de revestimento, que corresponde à última etapa, é totalmente impermeável e resistente às ações dos ventos. A leveza dos componentes permite rápida montagem. O sistema se adapta às diversas geometrias arquitetônicas e atende as normas relativas à sustentabilidade, conforme os requisitos para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o atestado de “construção verde”.

A cobertura definida para o estádio tem durabilidade e resistência a rasgos, perfurações, puncionamento, raios UV, exposição às ações climáticas, degradação, ozônio, produtos químicos e a abrasão. Também não possui incorporação de ingredientes plasticidas ou cloridratos e tem vida útil ilimitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário