9 de janeiro de 2014

Comunidade do Morro São Jerônimo será destino turístico na Copa

ANA KARLA COSTA

Assessoria Sedtur/MT
Divulgação
Reunião com a comuniade do Morro São Jerônimo
Reunião com a comuniade do Morro São Jerônim
O Morro São Jerônimo, que fica localizado no município de Santo Antônio do Leverger, Mato Grosso será mais um atrativo turístico para a Copa do Mundo. Em parceria com a Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Jerônimo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT) está realizando o Programa de Qualidade e Reposicionamento de Produtos Turísticos na comunidade de São Jerônimo. O programa consiste na formação do produto turístico como atividades culturais, gastronômicas e rurais. 

O turismo rural será explorado na região com a participação de toda a comunidade que já está sendo qualificada pela Sedtur, por meio da consultora Séculos Tour. “Contamos ainda com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a parceria da Natura Ekos que construiu na comunidade um centro múltiplo uso. O centro está sendo utilizado para realização de várias atividades como cursos de qualificação, festas culturais, ações educacionais, de meio ambiente e também como receptivo turístico”, informou o técnico da Sedtur, Geraldo Lúcio. Ele explica ainda, que no caso da Comunidade do Morro São Jerônimo, a empresa Natura além de incentivar as questões relacionadas ao turismo, cultura e ambiental, está desenvolvendo uma ação com os moradores do local para extrair saberes e fazeres com relação a Negramina - que é uma vegetação que na cultura popular é utilizada para se fazer produtos para a pele. 


“Na Comunidade de São Jerônimo a Natura não estará explorando a extração ou cultivo da vegetação somente os conhecimentos com relação ao uso e como pagamento irá usar das prerrogativas da Lei Federal de Responsabilidade Socioambiental para fazer uma compensação através de investimentos em projetos de infraestrutura e serviços nos setores econômico, social e ambiental envolvendo os moradores da região”, explicou Geraldo Lúcio. 


A presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Jerônimo, Rozineide Santos, disse que os turistas que visitarem a região poderão conhecer como funciona a agricultura familiar e a produção de diversos alimentos que são comercializados pelos moradores do local. “Será um passeio por uma comunidade histórica, que além da cultura, tem uma forma única de lidar com a terra e também de cultivar suas tradições, principalmente na culinária. Acho importante esse trabalho e a associação é parceria do Governo do Estado nesse projeto”, disse Rozineide Santos. 


O turista que visitar a Comunidade São Jerônimo terá a oportunidade de participar de várias atividades como conhecer as cachoeiras da região, fazer trilhas ecológicas, cavalgadas, manifestações culturais, gastronomia, agroindústria, vivência na agricultura, criação de pequenos animais e artesanato. 


O secretário de Turismo, Jairo Pradela, destacou a importância da Copa do Mundo para o desenvolvimento da atividade turística de Mato Grosso. De acordo com o secretário, não foi só Cuiabá e Várzea Grande que ganharam com o Mundial, mas sim todos os municípios do Estado que possuem potencial turístico. “Com apoio da Sedtur a comunidade, que fica localizada a poucos quilômetros do Morro São Jerônimo, está aproveitando a movimentação da Copa para formatar um produto turístico que vai impulsionar a economia local de forma sustentável. Além da geração de renda, temos também a preservação da cultura local e também a consolidação do turismo rural no município de Santo Antônio do Leverger”, concluiu. 


Além do município de Santo Antônio do Leverger, a Sedtur está desenvolvendo o Programa de Qualidade e Reposicionamento de Produtos Turísticos nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário