15 de janeiro de 2014

A IMPORTANTE VERTENTE DO TURISMO CULTURAL


Luiza Ribeiro

O turismo cultural, segundo Lohmann (2012), abrange quatro grandes vertentes: social, cultural, econômica e ambiental. Também neste sentido, deve ser lembrado que, dentre as formas possíveis de turismo no mundo, o turismo cultural é uma das principais.

A importância do turismo cultural para a composição desse tipo de atividade humanadeve ser destacada, pois se trata de uma vertente que se encontra em crescimento significativo. Em cada ato de interação entre povos e seus costumes estará lá o turismo cultural como um mediador de suas expressões e tradições. 

Mato Grosso, na condição de estado que guarda fortes tradições forjadas pelas influências europeia, negra e indígena, vê na cultura um imenso universo a ser explorado. Trata-se de uma via de mão dupla, na qual o turismo ganha com a cultura regional e a cultura regional se revigora com a ampliação do turismo nesta área.

Contudo, além dos aspectos positivos, é preciso pontuar as deficiências das atividades turísticas nessa área. Dentre os principais problemas desse setor deve ser lembrada a pouca compreensão dos profissionais envolvidos sobre o seu verdadeiro potencial e sobre as técnicas adequadas para esse segmento, bem como o desconhecimento por parte dos “fazedores” da cultura sobre o alcance turístico da atividade e a falta de planejamento para organizar essa importante vertente do turismo.

Por fim, a esperança positiva para o setor reside no fato de Mato Grosso, tendo à frente a sua capital Cuiabá, ter assumido papel de destaque ao sediar a Copa do Mundo de Futebol 2014. Assim, poderá, com certeza, contribuir para a difusão do turismo cultural.

E é de se destacar, ainda, o fato de que os turismólogos passam a ter papel de relevo neste momento em que o turismo cultural se estabelece como importante ferramenta para a divulgação de nossas expressões artísticas e culturais.

•Luiza Ribeiro – 6º semestre de Turismo na Anhanguera Educacional de Cuiabá
Gerente de Artes Visuais/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário