21 de janeiro de 2014

1º Workshop de Turismo Rural Barão Sustentável no município de Barão do Melgaço Mato Grosso


Nos dias 21 de Janeiro de 2014  aconteceu 1º Workshop de Turismo Rural Barão Sustentável  no município de Barão do Melgaço,  na sede do município.

O referido evento foi realizado pelo Instituto  PRONATUR,  com apoio da SEDRAF, SEDTUR, AMM, EMAPER LOCAL, UNISOL Brasil,  prefeitura e câmara  municipal de Barão, Sindicato dos Trabalhadores  Rurais de Barão, Escolas municipal e estadual,  Colônia de Pescadores Z5 de Pescadores Profissionais, Guardiões do Pantanal.

Um dos objetivos o evento e fortalecer o Projeto Turismo Rural Barão Sustentável, desenvolvido pela EMPAER local, através do técnico Hudson, que é parceiro no evento, e propiciar aos participantes  conscientização, motivação e mobilização para este segmento do turismo que  se apresenta com grande potencial no município (um dos portões de entrada do Pantanal).

O PRONATUR é  um instituto que desenvolve atividades e ações voltadas para o meio ambiente, agricultura, cultura e turismo.

O Diretor do PRONATUR  Luciano Borges  que já foi secretário de turismo do município de Barão do Melgaço diz ter um carinho muito grande pelos moradores (melgacenses) e promete através do referido Instituto e demais parceiros várias outras atividades  sobretudo no segmento do turismo.

OS TEMAS ABORDADOS  NO WORKSHOP foram:

Turismo Rural
Economia Solidaria - UNISOL Brasil e Bases de Serviços
Produção  Associada ao Turismo
Apicultura
O papel  da Mulher Rural

O evento contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Vereadores, Técnico da EMPAER(Hudson).

A Abertura teve apresentação Cultural de Siriri com o Grupo Flor do Pantanal, música com artista local e exposição de literaturas, vídeos e Cds de Musicas de escritor local.

Um dos palestrantes em vários temas foi o Técnico Geraldo Lúcio, Especialista em Turismo Rural, agente técnico da SEDTUR e Coordenador Estadual da UNISOL Brasil.

Outro Palestrante foi o Especialista em Apicultura e Coordenador da Cadeia Produtiva do Mel no Estado, ele é técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Os participantes foram Agricultores Familiar, empresários, estudantes, e população em geral.

No dia 23 de Janeiro será realizado o mesmo evento na Comunidade Piúva, também no município de Barão do Melgaço, com os mesmos temas.

























































Um comentário: