10 de dezembro de 2013

Rondonópolis completa 60 anos sob a expectativa de crescimento


Rossana Gasparini, de Rondonópolis
RDNEWS 


Comemoração dos 60 anos de Rondonópolis, que inclui shows e inaugurações de obras, prossegue até o próximo domingo Rondonópolis completa nesta terça (10) 60 anos de emancipação política e administrativa. A cidade é detentora da segunda maior economia do Estado e, em população, ocupa o terceiro lugar. Neste ano houve a chegada dos trilhos da Ferronorte, por isso, a expectativa é de que a cidade - localizada numa posição estratégica no entroncamento da BR-163 com BR-364 - cresça ainda mais do que a média dos últimos 12 anos que é de 10%, conforme apontou estudo da UFMT. O índice, no entanto, já é superior ao do Estado, em 6,1%.

O momento que a cidade vive é ímpar, por isso, ao contrário do ano passado, quando não houve nenhum evento, a prefeitura preparou programação especial. Ontem ( 9), foi realizado show com a dupla sertaneja Juninho e Miguel, a cantora Yara Figueiredo e ainda com César Menotti e Fabiano. O público conferiu a Orquestra Viola Divina e o grupo Filhos da Resenha, que fechou a noite. A Prefeitura de Rondonópolis não teve custos com a dupla César Menotti e Fabiano, já que o show foi patrocinado por uma loja de departamentos da cidade.

Toda a programação de aniversário é realizada no Casario, comprado e revitalizado recentemente pelo prefeito Percival Muniz (PPS), a custo de R$ 1,3 milhões. A programação deve ir até o próximo domingo (15), com mais de 35 shows, entre cantores solo, duplas e bandas.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luciano Carneiro, a intenção é valorizar os talentos nacionais, além de proporcionar cultura e lazer para a população de Rondonópolis.Além dos shows, a comemoração do aniversário da cidade também contou com diversas inaugurações de PSFs e a entrega de quase 500 casas no Residencial João Antônio Fagundes.

História

A cidade de Rondonópolis teve auge de crescimento em 1947, à medida que se inseria no contexto capitalista de produção como fronteira agrícola mato-grossense, resultado da política do sistema de colônias implantada pelo Estado. Com isso, a emancipação política ocorreu em 10 de dezembro de 1953.

A cidade já teve 18 prefeitos, sendo que o único nomeado foi Rosalvo Fernandes Faria, em 1953, no primeiro ano de administração da cidade. O deputado Carlos Bezerra ficou à frente do município por duas vezes, entre 1983 e 1986 e entre 1993 e 1994. O atual prefeito Percival Muniz, passou pela administração em 2000, quando assumiu por ser vice-prefeito e depois foi reeleito para o mandato entre 2001 e 2004. O atual vice-prefeito Rogério Salles (PSDB) também já esteve como gestor ,entre 1994 e 1996.

De 2009 a 2012, Rondonópolis passou por uma administração conturbada, quando o então prefeito Zé do Pátio (Solidariedade) foi cassado no início do ano por captação ilícita de votos, referente à eleição de 2008 e abuso de poder econômico. Após decisão da Justiça Eleitoral, quem assumiu a prefeitura foi Ananias Filho (PR), à época presidente da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário