11 de dezembro de 2013

Governo inaugura hoje viaduto da UFMT, 1ª obra VLT - RDTV transmite ao vivo


Tarso Nunes
RDENWS
Mayke Toscano

Viaduto da UFMT será inaugurado pela Secopa e deve desafogar trânsito A primeira obra do “pacote” necessário para que o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) seja implantado em Cuiabá e Várzea Grande será inaugurado nesta quarta (11). Trata-se do Viaduto da UFMT, que levará o nome do jornalista Clóvis Roberto (já falecido). O ato acontece às 19h30 e o tom do discurso do governador Silval Barbosa (PMDB) deve ser de desabafo, afinal, o VLT é uma das obras mais polêmicas e aguardadas das que estão sendo feitas para a Copa de 2014.



O RDTV transmite a solenidade ao vivo. Para acompanhá-la em qualquer lugar do mundo basta acessar tv.rdnews.com.br. O portal do governo também vai fazer a retransmissão da tv web do Grupo Rdnews pelo endereço www.mt.gov.br.

A inauguração do elevado, no entanto, prevê somente a liberação das vias rodoviárias. Já a parte ferroviária, por onde passará o VLT, ainda precisam ter os trilhos implantados. Os motoristas que precisam chegar aos estabelecimentos comerciais e residências do entorno, além do campus da UFMT, terão que continuar percorrendo a rota alternativa.

Isso porque as pistas marginais do viaduto, bem como a rotatória sob o elevado, serão construídas de forma integrada à execução da avenida Parque do Barbado, que dará acesso à Universidade e conduzirá à avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho).

As obras do viaduto, com 428 metros, começaram em outubro de 2012. Em junho deste ano, um erro de cálculo na colocação de um dos pilares culminou na demolição da pilastra. O elevado foi projetado e executado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas construtoras CR Almeida e Santa Bárbara, as projetistas Astep e Magna e a CAF Brasil, responsável pelo fornecimento do material rodante (VLTs e sinalização ferroviária). O contrato foi firmado em R$ 1,4 bilhão.

O viaduto da UFMT será a quarta obra inaugurada pelo governo. Antes, foram entregues, a ponte e o trecho de quase 3 km que interliga a avenida Beira Rio à rua Antônio Dorileo, no bairro Coophema. E também a ponte sobre o Rio Coxipó e o prolongamento da rua dos Eucaliptos, no Jardim das Palmeiras, com acesso direito à avenida Fernando Correa à Estrada do Moinho. Foram entregues ainda a trincheira Ciríaco Cândia e a Duplicação da Ponte Mário Andreazza. Ainda este mês, o Executivo pretende inaugurar os viadutos da MT-040, Sefaz e parte da obra do complexo do bairro do Tijucal.

Melhorias

A região possui um alto fluxo de veículos, além de muitos cruzamentos e rotatórias, por isso, existem muitos congestionamentos. Com o elevado, o fluxo será com maior velocidade para os dois sentidos: bairro/centro e centro/bairro. As marginais, por sua vez, alimentarão o tráfego para os bairros. O viaduto servirá para o VLT percorrer a linha 2, denominada Centro/Coxipó. (Com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário