1 de dezembro de 2013

Gestores demonstram entusiasmo com a regionalização do Turismo


JOÃO BOSQUO
Redação/Secom-MT

João Bosquo

São Felix do Araguaia regionalização do Turismo na região

Representantes dos municípios da microrregião da Rota dos Ipês, que tem como polo a cidade de Rondonópolis, participaram nesta sexta-feira (29.11) do Encontro de Interlocutores Municipais de Turismo. Eles debateram as novas diretrizes emanadas do Ministério do Turismo (MTur), que Mato Grosso vem implementando para fortalecer o setor no Estado. A iniciativa parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), que executa, de forma efetiva, o Programa de Regionalização do Turismo.

O titular da Sedtur-MT, Jairo Pradela abriu a reunião explicando que o encontro, além de expor as novas diretrizes apontadas pelo MTur, serve também para discutir as políticas públicas do Governo do Estado para o setor. A importância da regionalização, segundo Pradela, “os municípios vão sentir quando forem buscar recursos no Ministério do Turismo e a primeira pergunta que vão ouvir é se o município está participando da regionalização”.

Além da adesão ao programa, as cidades devem cumprir etapas, como, por exemplo, a criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo. Depois disso, o município deve fazer o inventário das atrações turísticas do local, e, fundamentalmente, as demandas para fomentar o setor, com a visão de torná-lo matriz econômica efetiva do desenvolvimento.

O vice-prefeito Rogério Salles ressaltou que a regionalização, como está sendo proposta no programa do MTur, vai ajudar, em muito, o desenvolvimento das atividades turística. Segundo ele, a região Sul de Mato Grosso é rica em pontos a serem explorados.

A Gerente de Turismo da Prefeitura de Rondonópolis, Melissa Tonsic, citou que Rondonópolis já é um polo assentado e as atividades na área do turismo podem partir da cidade, numa ação integrada, em conjunto com os demais municípios da microrregião.

Outro encontro foi realizado ainda nesta sexta-feira (29.11), em Barra do Garças, que contou com a participação de representantes de Nova Xavantina e Torixoréu. O secretário municipal de Turismo de Barra do Garças, Romário Queirós, disse que o município “está de portas abertas para alinhar dentro das novas normas”. Ele acredita que a regionalização vai alavancar ainda mais o turismo e explorar melhor os potenciais, com destaque para a Serra do Roncador, já conhecida internacionalmente, seguida das águas termais, cachoeiras e o Parque Estadual da Serra Azul.

Torixoréu foi representada no encontro por dois secretários, o de Turismo, Admilson Vivela, e o de Planejamento, Agda Martins. O foco dos dois agora é a criação dos Conselho e Fundo municipais. Admilson diz que Torixoréu vê o turismo como prioridade, pois tem potenciais, que já atraiu investimento de dois empreendimentos, no ramo de pousadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário