4 de dezembro de 2013

Encontro da Mulher Rural de Chapada debate políticas públicas


Com o tema “políticas públicas para mulheres no cenário atual”, o 11º Encontro da Mulher Rural foi realizado neste sábado (30.11), na pousada Laura Vicuña, em Chapada dos Guimarães. A iniciativa é da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), por meio do escritório local, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social. Após a abertura, as mulheres prestigiaram o show de humor dos atores Ivan Belém e Vital Siqueira, que interpretaram as comadres “Creonice e Pitú”, respectivamente. 

As palestras abordaram temas como o papel da mulher na sociedade, direitos do consumidor, saúde da mulher, e direitos e benefícios da trabalhadora rural. “Muitas vezes a mulher rural não sabe de seus direitos, então esses encontros, além de proporcionar um dia de lazer a essas mulheres, também serve de aprendizado”, ressalta o presidente da Empaer, Valdizete Martins Nogueira. 

O primeiro encontro da mulher rural de Chapada aconteceu em 1991. “No primeiro encontro participaram apenas 30 mulheres e hoje temos mais de 200. Antigamente os maridos não deixavam as mulheres comparecerem porque achavam que elas aprenderiam besteiras que iriam desvirtuá-las. Graças a Deus isso mudou, pois hoje eles sabem que o encontro só traz benefícios e elas voltam pra casa mais motivadas”, explicou a extensionista social da Empaer e organizadora do evento, Deusimar Muniz. 

O momento de maior interação aconteceu com o desfile para a escolha da Rainha Rural, onde a vencedora, que irá representar Chapada na seletiva do Encontro Estadual em 2014, é Nara Júlia Lima Machado, de 30 anos. Ela é professora e agricultora na zona rural de Cachoeira do Bom Jardim, a 60 quilômetros do município. Nara se apresentou com um vestido longo feito com fuxico e pintado à mão, criado pela própria comunidade. “Em um mês toda a comunidade se empenhou, foram várias mãos para confeccionar cada flor e a pintura representa bem as cachoeiras que temos em nossa comunidade”, ressaltou. 

Vinte e duas comunidades participaram do encontro, sendo elas Morro do Bom Jardim, Rio da Casca, Cachoeira do Bom Jardim, Varginha, Batatais, Padilha, Pequí, Invernada, Descalvado, Jardim, Lagoinha de Baixo, Jangada Roncador, Roncador dos Mendes, Água Branca, Mata Grande, João Carro, Cachoeira Rica, Água Fria, Genésio Alves, Praia Rica, P.A. Mamede e Pedra Preta.

Fonte: Cristiane Celina (Assessoria/Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário