11 de novembro de 2013

Vigilância Sanitária de Cuiabá monitora Jogos Indígenas


Da Reportagem

Com o objetivo de monitorar as ações de interesse da saúde pública em eventos de massa, 10 técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Cuiabá estão presentes nos XII Jogos dos Povos Indígenas que estão sendo realizados em Cuiabá. Esta equipe foi devidamente capacitada para fazer o acompanhamento dos atendimentos e dar suporte à estrutura de saúde montada no local do evento. 

Para garantir maior segurança para a população e participantes dos Jogos, ainda na fase pré-evento a equipe realizou ações de fiscalização sanitária nos estabelecimentos de oferta de produtos ou serviços, análise dos padrões de potabilidade da água para consumo humano e das condições das instalações e alojamentos. Os locais de disputa das modalidades esportivas também foram submetidos à avaliação do risco de transmissão de doenças vetoriais e acidentes por animais peçonhentos. 

O monitoramento em período integral dos atendimentos clínicos relacionados ao evento permite a detecção imediata de emergências de importância para a saúde pública (como um surto, por exemplo) bem como o estabelecimento de um perfil de controle adequado para um evento deste porte. 

Ao público e participantes dos XII Jogos dos Povos Indígenas, a Vigilância Sanitária recomenda bastante atenção quanto à ingestão de líquidos e a qualidade dos alimentos e bebidas consumidas, evitar consumo de bebidas alcoólicas e, no surgimento de quaisquer sinais e sintomas, procurar o Posto Médico Avançado (PMA), localizado na Arena Central do evento. Qualquer intercorrência em relação à saúde ou de acidentes por animais peçonhentos buscar atendimento imediato no posto médico. 

Caso ocorram episódios de diarreia, vômito, dor abdominal, febre, exantema (manchas avermelhadas pelo corpo) comunicar imediatamente a Vigilância em Saúde através dos seguintes telefones, disponíveis 24 horas: 0800 647 1201, 8459-3801, 8459-3817 8459-3874 e 0800 647 1508, este último disponível das 8h às 18h. (JC Patrício/Secom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário