6 de novembro de 2013

ROTARY INTERNACIONAL - NRDC - SAIBA O QUE SIGNIFICA !

Leoncio Pinheiro na ponta  ao lado direito

Rotary Internacional

O Rotary é uma organização internacional composta de lideres profissional, empresarial e comunitário. Os sócios dos Rotary Clubes, conhecidos como rotarianos, prestam serviços humanitários, incentivam a prática de altos padrões éticos em todas as profissões, e promovem a paz e a boa vontade mundial.

Os clubes são apolíticos e estão abertos a todas as culturas, raças e credos. Como exemplificado em seu lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. 

O objetivo principal do Rotary é o de servir – na comunidade, no local de trabalho, enfim, no mundo inteiro.

Os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitários (NRDC’s), são formados por homens e mulheres não-rotarianos interessados em trabalhar em prol do desenvolvimento econômico e sócio-ambiental de suas comunidades. Sob a orientação de um Rotary Club patrocinador, cada núcleo utiliza seus talentos e habilidades para ajudar à resolver os mais diversos problemas, com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais.

O NRDC Portal do Pantanal-Leverger compreende as comunidades de Varginha, Bocaina, Engenho Velho, Vereda e Morrinho no município de Santo Antonio de Leverger-MT e tem por objetivo apoiar no desenvolvimento sustentável da região, tendo como Club Patrocinador o Rotary Club de Cuiabá,MT- Brasil, do Distrito 4440 do Rotary Internacional.

A solenidade de posse dos membros do NRDC Portal do Pantanal ocorreu no dia 31 de março de 2012, sábado, com inicio às 19h30, com abertura solene, ou seja, composição da mesa de autoridades, saudação as bandeiras, canto do hino nacional e queima de fogos, no salão da igreja católica na comunidade da Varginha. Foram empossados os 24 membros do referido NRDC, bem como, a primeira diretoria do Conselho Diretor 2011-2012, eleita no dia 24 de março de 2012. 

Todos os membros do NRDC receberam treinamentos sobre: O que é Rotary?

O que é NRDC? Como elaborar um plano de ação? Estatuto, diretrizes e regimento interno? Participaram,ainda, de três importantes palestras:-Cadeias Produtivas e Fontes de Recursos(EMPAER-MT);-Urbanização e Gestão no âmbito das áreas do NRDC(UFMT);- Atividades socias da ONG-ACRIFE, etc.

A festiva de posse foi empolgante, contou com as presenças de mais de 300 pessoas, entre companheiros e companheiras e seus familiares, comunitários e várias autoridades civise militares, dentre as quais, o presidente do Rotary Club de Cuiaba, o Governador do Distrito 4440 do Rotary Internacional, Presidente da Câmara e o Prefeito municipal de Santo Antônio de Leverger ,vereadores e secretários municipais, secretário de Estado, dentre outras. No decorrer dos trabalhos da festiva foi assinado o Termo de Entrega(doação) de um trator budny BDY 7540 e seus implementos – Grade aradora, carreta agrícola, roçadeira aikon 1300, Perfurador de solo com broca e dois computadores, equipamentos estes a serem utilizados nas atividades produtivas programadas pelo NRDC e os parceiros. A aquisição do trator e implementos é fruto da união de esforços em Projetos de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária numa parceria local e internacional envolvendo o Rotary Club de Cuiabá, o Distrito 4440, o Rotary Club of Central CHESTERCounty-Lionville, Pennsylvania/EUA e Distrito 7450 da Pennsylvania. Ainda, com o intuito de fortalecer as atividades junto ao NRDC, o Distrito 4440 do Rotary Internacional, através do Rotary Club Taiamã-Cuiabá, em conjunto com os parceiros internacionais do Distrito 7450 da Pennsylvania, já estão elaborando um outro Projeto de Subsídio Equivalente que será administrado pelo NRDC/Portal do Pantanal, para a produção de mel de abelha e preservação ambiental. Beneficiários: famílias carentes de pescadores e de comunidades ribeirinhas e pantaneiras. É um bom momento para planejar com eficiência e de forma participativa, discutindo com as comunidades as atividades a serem implementadas, para o bem das famílias que vivem nas comunidades. É importante destacar a necessidade das parcerias produtivas com os parceiros internacionais, as organizações governamentais e não governamentais e a iniciativa privada.

Prof. Dr. Leôncio Pinheiro da Silva Filh
Associado Representativo do Rotary Club de Cuiabá- Distrito 4440/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário