15 de outubro de 2013

PRODUÇÃO DE PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS ORGÂNICOS FOI TEMA DE REUNIÃO EM CUIABÁ - MATO GROSSO.

 

NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 2013 FOI REALIZADA UMA REUNIÃO NA SALA DE REUNIÕES DA SEDRAF - SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR, PARA DISCUSSÃO DA PRODUÇÃO DE PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS ORGÂNICOS NO ESTADO DE MATO GROSSO

Zaqueu  M. Pereira,  iniciou a reunião cumprimentando a mesa e fazendo um retrospecto do processo da produção de orgânicos no estado, e falando da iniciativa no Assentamento Cinturão Verde do Pedra 90' em uma área experimental de 2 hs, em que vários alunos de faculdade e produtores estiveram conhecendo em visitas técnicas, este projeto na época foi orientado pelo Pesquisador Dr. Carlos Milhomem, e que a SEDRAF tem aporte para apoiar a retomada do projeto.

Carlos Milhomem ex Secretario da SEDRAF e da EMPAER, atualmente da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia, falou um pouco sobre o projeto do Pedra 90 que não teve sequência por falta de acompanhamento e experiência do próprio produtor na época, sistema orgânico nada mais e que usar dos meios naturais para se produzir, sem agrotóxicos, explica Milhomem.

Gilson Francisco, Diretor de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá, faz uma fala dizendo que começou a sua vida pública, na base lá na comunidade São Domingos como sindicalista, foi gerente de uma Central de Comercialização, e falou que o projeto tem que ter este elemento. O projeto Orgânico e interessante para se agregar valor e o agricultor auferir emprego e muita rendas, mas o mercado tem que ser fator preponderante.

Geraldo Lucio, representante da UNISOL Brasil e SEDTUR, faz uma explanação, sobre produção e comercialização organizada, economia solidaria, turismo rural na agricultura familiar e produção associada ao turismo e que o lado da oferta (agricultores) tem que estar organizado em associações e cooperativas, assim como, o lado da demanda (consumidores) também tem que estar organizados, tanto a produção como a venda isto já acontece na Europa e em alguns estados do Brasil, como em São Paulo.

Rodrigo Furquim, 
Coordenador do Consórcio Regional da Baixada Cuiabana, diz que tem 07 hs de infra-estrutura de irrigação com poço artesiano, motores e canalização e aspersores, para produção de orgânicos com as condicionantes do MAPA nos termos de solo e outros para se facilitar a certificação. Esta irrigação com o fomento será disponibilizado pela SEDRAF em uma área de 07 hs de Assentamento escolhida pela comissão, a primeira proposta e de que seja no Cinturão Verde do Pedra 90.

Juarez Fiel, Secretario Adjunto da SEDRAF, dei que a ponta tem que estar organizada para o sucesso do projeto, os gargalos existem e sempre existirão, o que tem que se fazer e tentar amenizar estes gargalos, o maior deles e a comercialização. 

Nivaldo Ponciano Coordenador metropolitano da EMPAER, com sede em Várzea Grande, diz que a Capacitação e importante neste processo, tanto de técnicos como de agricultores, para que se possa ter volume e qualidade de produtos orgânicos.

Milhomem intervém na fala do Rodrigo e diz que a propriedade, o sistema de produção, quem ira ser responsável por cada etapa e setor tem se ser definido 
para ordenamento do projeto.

Rosa Maria, da SEDRAF, Coordenadora do Conselho Estadual de Economia Solidária,fala da importância da discussão de um projeto como este que vem de encontro da proposta do Conselho que esta em fase de implantação e já se depara com esta novidade com um potencial de trabalho a ser desenvolvido pelo colegiado do Conselho que conta com a presença de participantes titulares como o representante da SEDTUR, fala também do PAA, com doação simultânea operacionalizado pela SEDRAF e que ira contemplar os orgânicos.

Juarez Fiel fala que o projeto tem que ser bem alicerçado, iniciando pela seleção dos produtores, perfil, situação legal, gestão do projeto, financiamento.

O Assessor Jurídico Rodrigo Lopes, da Comissão Provisória da Associação, juntamente com o Zaqueu, esclarece que esta sendo criada a Associação de Produtores e Comercializadores de Produtos Orgânicos de Mato Grosso, que fará todo processo de gestão do projeto.

Juarez Fiel passou a palavra para o Rodrigo Furquim para dar sequência e coordenar o processo junto a comissão estabelecida para o projeto que inicia.














Nenhum comentário:

Postar um comentário