8 de outubro de 2013

O edital para a seleção de 27 Arranjos Produtivos Locais (APLs) Intensivos em Cultura está com inscrições prorrogadas até o dia 15 de outubro


Arranjos Produtivos
Prazo para as inscrições
foi ampliado

O edital para a seleção de 27 Arranjos Produtivos Locais (APLs) Intensivos em Cultura está com inscrições prorrogadas até o dia 15 de outubro. A informação é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que no dia 11 de setembro abriu o edital, em parceria com o

Ministério da Cultura (MinC). 

A Secretaria da Economia Criativa participou da concepção do trabalho e garantiu os recursos orçamentários necessários à ação que incentivará e fomentará os setores culturais e criativos concentrados nos APLs selecionados.

Os APLs são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais com vocação para um conjunto específico de atividades relacionadas aos setores culturais e criativos.

Em cada estado será selecionado um Arranjo Produtivo, que deve estar enquadrado em uma das categorias definidas pela Secretaria da Economia Criativa do MinC, conforme estabelece o edital.

Poderão apresentar propostas de projetos, conforme modelo do Anexo I, os APLs que estejam enquadrados na categoria de Arranjos Produtivos Locais (APLs) Intensivos em Cultura utilizada pela Secretaria de Economia Criativa, ou seja, como aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais, com o foco em um conjunto específico de atividades oriundas dos setores culturais e criativos, que apresentam vínculos produtivos e institucionais.

Observatório

Uma empresa especializada será contratada, por meio de processo licitatório, para atuar junto aos APLs selecionados na elaboração de seus planos de desenvolvimento com o objetivo de melhorar a competitividade dos empreendimentos criativos.

Além dos planos, os Arranjos Produtivos vão dispor de espaço exclusivo no Observatório Brasileiro de APLs, de redes sociais para aproximar seus empreendedores criativos e gestores públicos e de uma vitrine virtual para divulgar seus produtos e serviços, entre outros benefícios.

A seleção levará em conta critérios como a expectativa do impacto econômico e social que a elaboração do plano poderá causar no APL, o nível de comprometimento dos seus gestores públicos e empreendedores criativos e o grau de articulação com o Núcleo Estadual de Apoio aos APLs de seu estado.

A avaliação será realizada por uma comissão formada por servidores do MDIC e do MinC e o resultado será divulgado em até 10 dias úteis a partir do término das inscrições.

Para acessar o edital e a ficha de inscrição, clique aqui

(Ascom/MinC)
Fonte: SEC/MinC)(Foto: Pedro Motta - Narcissus Garden Inhotim)


Nenhum comentário:

Postar um comentário