8 de outubro de 2013

Comunidade Morro do São Jerônimo, inaugura prédio construído pela Natura Ekos e se prepara para ser um produto turístico

Prédio (Centro de Múltiplo Uso - Sede da Associação Construída pela Natura 

Nesta segunda feira dia 06 de outubro de 2013 a comunidade Morro São Jerônimo, recebeu técnicos da SEDTUR, UNISOL, UFMT e SECULLOS TUR.

No dia 26 de outubro de 2013, a Natura Ekos estará inaugurando o Centro de Múltiplo Uso construído na Comunidade que será usado para capacitação, eventos, reuniões, cultura, turismo, agricultura enfim terá múltiplo uso como citado acima.

Aos professores da UFMT que desenvolvem um projeto de Audio Visual -em comunidades de base ( Epaminondas e Clovis estiveram reunidos na Associação, para colocarem seus serviços a disposição da articulação para a inauguração dom prédio, A SEDTUR e UNISOL na pessoa deo Técnico Geraldo Lúcio e Naja Varley estiveram  na reunião também preocupado com a data do dia 26 de outubro e na oportunidade apresentando o Diretor da SECULLOS TUR, Eliezer que estará Formatando a Comunidade como Produto Turístico para o Advento da Copa 2014.

Segundo Eliezer a comunidade tem um forte apelo turístico que é o Morro do São Jerônimo, seguido de uma Cachoeira com mais de 75 m e altura, trilhas de Caminhadas na Natureza e Aventura no caso do Morro, Produção Associada ao Turismo, Turismo com Base Local, Cultura Popular, Turismo Rural e muito mais.

Estiveram presentes na Reunião a Presidente da Associação, Rozineide Santos, João José, Jonas, Aldiberto, Zulma, Tomas, Epaminondas, Cloves, Eliezer e Geraldo Lúcio.

O advento do turismo tendo em vista a preparação de Cuiabá e entorno para a Copa 2014, irá propiciar muitos roteiros e projetos desta natureza.

Um grande parceiro e financiador deste projeto é a Natura Ekos, que está construindo um Centro de Múltiplo Uso na comunidade que será usado para comunidade em atividades, culturais, cursos de capacitação/qualificação, festas, receptivo turístico, saúde, educação, meio ambiente e outras.

Além da esta base física a Natura estará atuando em outras frentes na comunidade como nos problemas de abastecimento de água potável, qualificação e capacitação afins.

A Natura Ekos desenvolve ações no Brasil com foco em Responsabilidade Socioambiental, com repartição de benefícios de acordo com a lei de convenção da diversidade biológica, a marca Ekos possui um modelo pioneiro de fazer negócios de maneira sustentável, onde ele desenvolvem produtos que mantêm a floresta em pé, em associação e comunidades rurais, envolvendo várias famílias.

Dessa maneira, Natura Ekos apóia o desenvolvimento social, o fortalecimento da economia e a sustentabilidade ambiental de todas essas comunidades. Uma rede em que todo mundo ganha.

De um lado ganham as comunidades tradicionais produtoras dos ativos, pois adquirem uma fonte de renda com a venda dos frutos para a Natura e com a conservação da sua cultura. 

Por outro lado ganha também a floresta, que permanece preservada graças ao manejo sustentável dos ativos.

Esse é o modo pelo qual a Natura e promove um vínculo entre as comunidades tradicionais, força de vendas, consumidores, ONGs e governo. 

É uma rede viva que respeita a importância de todos e convida cada um a participar do seu jeito.

No caso da Comunidade Morro São Jerônimo, a Natura estará absorvendo uma ação em que estará extraindo dos moradores locais os saberes e fazeres com relação a Negramina, - vegetação que na cultura \ medicina popular é utilizada para se fazer produtos para pele (Banhos e até para estômago), no caso desta comunidade a Natura não estará explorando a extração ou cultivo da vegetação, somente os conhecimentos com relação ao uso e como pagamento irá usar das prerrogativas da Lei Federal de Responsabilidade Socioambiental, fazendo uma compensação através de investimento em projetos de infra- estrutura e serviços nos setores Econômicos, Sociais e Ambientais.

    
Prédio (Centro de Múltiplo Uso - Sede da Associação Construída pela Natura 

Epaminondas, Cloves, Rozineide, João, Tomas e Eliezer 


Geraldo, Cloves, Rozineid, João, Tomas e Eliezer


Eliezer e Epaminondas



Cloves 

Cloves 

Rozineide 













Tomaz, Eliezer Zilma, Rozineide, João e Aldilberto

Tomaz, Eliezer Zilma, Rozineide, João e Aldilberto


Morro do São Jerônimo

Morro do São Jerônimo


Morro do São Jerônimo








Um comentário:

  1. O turismo na comunidade será ótimo para as familha ter uma renda para se manter e tambem para as pessoas conhecer as nossas lindas paisagens do nosso morro

    ResponderExcluir