19 de outubro de 2013

7º Seminário Municipal de Educação Escolar do Campo e Indígena de 2013, encerrado nesta sexta-feira, reuniu propostas dos educadores


Gazeta MT

Profissionais trocaram experiências e apresentaram sugestões para melhorar o desempenhoConstruir a Política de Educação no Campo e, a partir daí, desenvolver ações para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas da zona rural de Rondonópolis. Esta é a proposta dos trabalhadores das diversas unidades que realizaram o 7º Seminário Municipal de Educação Escolar do Campo e Indígena de 2013 nesta sexta-feira (18). O objetivo de todos é conhecer a realidade de cada escola e encontrar alternativas capazes de superar os desafios das unidades do campo.



Rosemeire Aparecida Cardoso - professora- mestre e coordenadora da Escola 14 de Agosto do Assentamento Chico Mendes - avalia que o seminário serve para promover o intercâmbio entre as unidades das comunidades rurais e aldeias indígenas. Na opinião da gestora, essa iniciativa ajuda a vencer os desafios. "Temos muitos desafios a serem superados nas escolas do campo. Por isso, precisamos fazer o intercâmbio para obtermos conhecimentos e colocá-los em prática", avalia.

O diretor da Escola Padre Dionísio Kuduavizcz, professor Marionildo Marzochi Antonio, também aponta a integração entre as escolas como a principal oportunidade trazida pelo seminário. Ele defende que é necessário conhecer a realidade de cada comunidade, promover a discussão neste sentido e levar uma resposta para cada escola. O diretor acredita que dessa forma é possível melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos do campo e indígenas.

A iniciativa de professores, coordenadores e diretores das escolas rurais e indígenas de promoverem a discussão anual sobre a política de educação no campo conquistou a parceria da Secretaria de Educação de Rondonópolis - Semed e atraiu participantes de outros municípios da região, como Guiratinga e Juscimeira. O evento entusiasmou a secretária Ana Carla Muniz que defende a necessidade do profissional da área ter um olhar voltado para a criança, no processo de ensino-aprendizagem.

Na solenidade de abertura do seminário, Ana Carla firmou o compromisso de fazer investimentos nas escolas da zona rural, nesta gestão, do mesmo nível que é feito nas unidades urbanas. A gestora discursou diante de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, gestores de outras cidades, organizadores e participantes do evento.

Palestras

O seminário realizado na Escola Municipal Rural Professora Dersi R. Almeida, na Gleba Rio Vermelho reuniu cerca de 150 profissionais da educação e contou com um ciclo de palestras sobre temas voltados para as comunidades escolares do campo e indígenas. Entre os palestrantes convidados está a professora doutora da UFMT, Lindalva Maria Novaes Garske, que falou sobre 'a política do conhecimento oficial e as diversas propostas de educação escolar do campo e indígena'. A pedagoga Ana Maria de Oliveira Lopes fez palestra sobre 'currículo, desenvolvimento e as especificidades da educação escolar na zona rural'.

O gerente de Transporte Escolar da Semed, Ermelindo Batista dos Santos, abriu as discussões com uma avaliação sobre a política do serviço oferecido aos alunos que vivem nas comunidades rurais. Convidados e autoridades municipais foram recepcionados com apresentações culturais preparadas especialmente para o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário