4 de agosto de 2012

ÁGUAS TERMAIS DE POXORÉO - MATO GROSSO

CONTATOS: 
(66) 9212 8345
        9710 2222
FALAR COM DAMASCENO BUSS

Bola, Sr. Damasceno Buss, Geraldo Lucio  e Eraldo Fortes 

Valor do day use : R$ 20,00 por pessoas.

O Empreendimento Águas Termais está localizado no Município de Poxoréu, na zona rural, e vem com uma proposta de der um grande produto turístico não só para Poxoréu e Primevera do Leste, como para toda a região sul do Estado de Mato Grosso.

O proprietário Sr. Damasceno, um  migrante do município de Maringá - Paraná, chegou em Mato Grosso, no ano de 1982 adquirindo terras nos municípios de Gaúcha do Norte, Primavera e Paredão, hoje tem esta propriedade no município de Poxoréo, onde segundo ele, lhe chamou a atenção devido as nascentes de águas termais, disse que na realidade comprou mais as águas do que a terra propriamente dito, e a partir do ano de 2011 iniciou este empreendimento que tem como foco o Turismo de Saúde aliado ao Lazer, Esportes e Aventura.

Sr.Damasceno é muito curioso e de uma sabedoria além do normal, ele mesmo está idealizando as atividades bem como as infra-estrutura de seu empreendimento, a Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo Tete Bezerra, esteve in'loco, conhecendo as estruturas do Águas Termais de Poxoréu, e a partir daí iniciou um processo de apoio da SEDTUR, junto ao empreendedor, que no dia 06 de junho, acompanhado de alguns acessores  esteve na SEDTUR em Cuiabá em reunião com a Secretária e sua equipe técnica.

Na visita Sr, Damasceno, deixou um documento em que que relatava a realidade de seu empreendimento e suas reivindicações para melhorias sobre-tudo no que toca ao poder público, (Estrada,  divulgação e marketing,  orientações e assistência  técnica turísticas, s parcerias com os municípios de Poxoréo e Primavera do Leste), Tete Bezerra substabeleceu as reivindicações aos setores afins, e  encaminhou ao setor de projetos a necessidade de se visitar a propriedade para conhecimentos e tomadas de providências no sentido de apoio institucional ao empreendedor, e assim foi feito, Jairo Pradela Secretário Adjunto da SEDTUR, no exercício  do poder fez os encaminhamentos no sentido de que uma equipe fosse até o local, para uma visita técnica.

No dia 03 de julho, estivemos visitando o Empreendimento Águas Termais de Poxoréu, do Sr. Damasceno, fomos recebido pelo Bola, Damasceno e Eraldo Fortes, o Empreendimento está numa propriedade rural com uma  área total de 242, composta de cerrado, e florestas nativas de transição, foi comprovado que por aquela região passa um lençol freático com águas termais,  originando um grande manancial de águas quentes que chegam a atingir até 45º de temperatura.

O Empreendimento está em um território de 50 ha, com construções de Pórtico de Entrada e estacionamento, (em andamento), várias piscinas, quiosque, restaurante, banheiros, churrasqueiras espaço para Camping.

Segundo Sr. damasceno, o projeto prevê a construção de um Hotel, vários Chalés, Tirolesa, Arvorismo, Toboágua, Camping organizado.

A visita foi seguida de algumas orientações: Iniciando pela gestão dos negócios, o Sr. Damasceno já está atendendo experimentalmente alguns visitantes, mas é muito importante que seu negócio esteja legalmente constituído, opara isto foi orientado a constituição de uma empresa  turística, e que a mesma fosse registrada nos órgãos a fins, principalmente no CADASTUR - MTUr.

Quanto a captação de recursos financeiros, foi orientado a busca junto a FCO, que tem mais de 200 milhões de reais disponíveis para o turismo de Mato Grosso no ano de 2012 com juros a partir de 6º ao ano, com carência e prazos convidativos

Quanto as instalações visando a segurança bem como os aspectos arquitetônicos, Sr. Damasceno já teve uma visita de arquitetos da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios e aguarda outras visitas para que seu empreendimento seja bem orientado.

Na visita técnica, pudemos ver as condições precárias das estradas que dão acesso ao empreendimento,  no itinerário por Primavera do Leste são  15 km de estrada de chão e por Poxoréo são cerca de 7 km  este em condições piores, necessitando inclusive de construção de uma ponte (neste local os veículos passam dentro da água.

Os municípios de Primavera e Poxoréo, serão contactados para busca de parcerias, o Governo do Estado foi contactado através de ofício reivindicatório, quanto as estradas, e para o desenvolvimento do Turismo, a SEDTUR, estará analisando junto aos referidos municípios, uma ação conjunta para potencializar este empreendimento, proporcionando a visibilidade, a divulgação, marketing e comercialização, propiciando a esta iniciativa do Sr. Damasceno uma oportunidade para ser um Produto que ultrapasse as fronteiras dos municípios de Poxoreu e Primavera e tenha uma expressão regional, nacional e internacional, respectivamente ao longo de sua estruturação.

Este empreendimento está localizado a 30 km de Poxoréo e 20 km de Primavera do Leste, 240 km de Cuiabá, 140 km  de Rondonópolis, 150 km de Paranatinga e 120 km de Campo Verde.

A mão de obra é da região, com 10 funcionários diretos, que no futuro irão para 200 pessoas diretas.

Atualmente está em funcionamento com day use, no valor de entrada de R$ 10,00, e o consumo de bebidas a parte, cada usuário leva a sua refeição, churrasco, lanche etc, quando o restaurante estiver finalizado o day use será restrito a consumo total no balneário, disse o  Sr. Damasceno.

Nos finais de semana ele recebe hoje até 300 pessoas, mas o projeto final é para até 2.000 pessoas.

Um dos aspectos que se observou foi a preocupação ambiental, com muitas áreas verdes e o mínimo de impacto possível com o deslocamento de terras e manuseio das águas.
































14 comentários:

  1. Como faço para entrar em contato com esse lugar? Quero saber se ainda só atuam com day use.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM O LOCAL SÓ QUE É MUITO CARO A ENTRADA POIS BARRA DO GARÇA É BEM MELHOR E MAIS BARATO A ENTRADA VCS PODE ATE TOMA A FREGUESIA DA ÁGUAS QUENTE DA BARRA MAIS PRA ISTO TEM QUE BAIXA A ENTRADA A SIM VC GANHA E O POVO TAMBÉM POIS SE FOR MAIS BARATO QUEM VAI PREFERI NA BARRA SE A QUI TEM UMA IGUALANDO COM A DE LA

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber o telefone desse lugar?

    ResponderExcluir
  4. Pena que é mal frequentado. Fomos acampar em 20/09/2014 e fomos obrigados a voltar no mesmo dia. O lugar é muito bonito, mas está muito mal frequentado por que o lugar não tem regras. Cada um faz o que quer. É isso que dá!!! não tem como ser frequentado por familias. Eram 19 horas e tive que tirar minha filha da piscina porque ja haviam jovens fazendo sexo na piscina. depois disso, fomos para "nosso camping", mas era mais de meia noite e ninguém podia dormir. O que havia era cheiro de maconha, gritaria e som alto. não dá. pedimos ajuda ao funcionário, que nada fez. Pior ainda, foi entregar mais cerveja aos baderneiros.

    ResponderExcluir
  5. Se o seu Damasceno fez todo aquele investimento para este tipo de público, sinto muito. e essa não é a primeira vez que vemos essas barbaridades nas piscinas, a coisa lá é bagunçada, qualquer dia vamos ver coisas piores acontecer.

    ResponderExcluir
  6. foi ótimo ler os comentários, não vou nem perder meu tempo...
    de bagunça e baderna, já chega o que os nossos politicos andam fazendo

    ResponderExcluir
  7. foi ótimo ler os comentários, não vou nem perder meu tempo...
    de bagunça e baderna, já chega o que os nossos politicos andam fazendo

    ResponderExcluir
  8. lugar la é muito bom , cabe a cada um de nos aceitar a maneira das outras pessoas se divertirem , tem pessoas que sao mais quetas ja tem outras que sao mais agitadas .... mais nada reclamar do lugar sepre fui la e continuarei....

    ResponderExcluir
  9. É um lindo lugar, porém as pessoas colocam som muito alto, ninguém controla isso por lá, seria um lugar para paz e tranquilidade, se não fosse tão mal frequentado, acho que o dono deveria impor algumas regras para evitar muita coisa desagradável que acontece por ali.

    ResponderExcluir
  10. Um otimo lugar para pasar o dia esta uma maravilha a equipe esta de parabens com controle de som e limpesa esta cada vez melhor eu conheci aquela vertente quando ainda nao tinha nada de infraestrutura hoje esta uma maravilha otimo local para descanço e laser e estaremos indo com toda a familia neste domingo dia 26 -02-2017 tpmar aquele banho quente e encher os olhos com a beleza da natureza,muito obrigado Damoceno.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, o quadro de funcionários foi alterado e estamos trabalhando para que todos os problemas citados acima sejam solucionados.
    Contato: (66)9-9719-2222
    (66)9-9989-1328
    Facebook: www.facebook.com/aguastermaispva

    Att.

    ResponderExcluir