19 de julho de 2012

IDENTIDADE ÉTNICA E FESTAS QUILOMBOLAS NO ESTADO DE MATO GROSSO



IDENTIDADE ÉTNICA E FESTAS QUILOMBOLAS

 NO ESTADO DE MATO GROSSO

Prof. Dr. Antônio Eustáquio de Moura.

UNEMAT/campus de Cáceres – Financiamento FAPEMAT


Inúmeros trabalhos sobre as festas realizadas pelas populações negras rurais relacionam a importância dessas festas no fortalecimento dos grupos de camponeses negros, bem como na positivação da identidade étnica dos mesmos. Este texto se refere às festas realizadas em comunidades quilombolas mato-grossenses, observadas em trabalhos de campo realizados no período de 2000 a 2010. 

São comemorados Santos e Santas identificados com a população afro-brasileira, mas, também outros santos sem esta vinculação étnica. A forma de comemoração tradicional das festas é o levantamento do mastro com as bandeiras dos santos (as) comemorados, reza com ladainha em “latim”; o jantar com comidas da culinária afro - mato-grossense acompanhados de licores e doces de variados sabores, o baile, e as danças do Cururu e do Siriri. 

No outro dia, “chá com bolo” pela manhã, as vezes a continuidade do baile e a descida dos mastros.

 A comida, o “chá com bolo”, os licores e os doces são gratuitos e servidos à vontade. 

As festas das comunidades negras rurais vêem passando por mudanças: as danças e musicas tradicionais (Cururu e o Siriri) estão desaparecendo ou tendo um papel cada vez mais secundário, mas festas, em detrimento do baile, com conjunto musical ou com som mecânico, que passam a ser a principal atração da festa, principalmente para os jovens e pessoas provenientes das cidades vizinhas. As rezas em frente ao altar, especialmente adornado, tornam-se mais rápidas e passam a ter pouca participação do publico.

 Com a etnogênese da identidade de remanescente de quilombo (quilombola) começou a haver mudanças nas festas de santo e/ou o inicio de festas de comemoração étnico e cultural, com objetivo político e social de divulgar a cultura afro-brasileira, as manifestações culturais quilombolas e reafirmar a identidade de quilombola (remanescente de quilombo). 

Pode-se citar como exemplo destas alterações as festas e comemorações no Complexo Sesmaria Boa Vida Quilombo Mata Cavalo,município de Nossa Senhora do Livramento,MT (festas na comunidade do Mutuca, comunidade de Mata Cavalo de Cima e a Exposição Cultural relacionada ao Dia da Consciência Negra realizada na comunidade de Mata Cavalo de Baixo). 

Outro exemplo marcante são as comemorações do “Dia da Consciência Negra” (20 novembro) realizada pelas comunidades negras rurais de Poconé, MT

Fonte: Antônio Eustáquio de Moura 


Comida Típica a base de bananas na Comunidade Quilombolas Mata Cavalo - Mutuca
Festa da Banana - 2012
 Comida Típica da Comunidade Quilombola jacaré de Cima em Livramento - MT

Guaraná ralado sendo preparado pelo Seo Angelo - Quilombola de Jacaré de Cima

 Produtos a base de bananas na Comunidade Quilombolas Mata Cavalo - Mutuca
Festa da Banana - 2012
Culinária a base de bananas na Comunidade Quilombolas Mata Cavalo - Mutuca
Festa da Banana - 2012


Culinária a base de bananas na Comunidade Quilombolas Mata Cavalo - Mutuca
Festa da Banana - 2012 - comidas gratuítas servidas aos participantes 


Culinária a base de bananas na Comunidade Quilombolas Mata Cavalo - Mutuca
Festa da Banana - 2012 - comidas gratuítas servidas aos participantes 


Farofa de banana

 Culinária a base de bananas na Comunidade Quilombolas Mata Cavalo - Mutuca
Festa da Banana - 2012 - comidas gratuítas servidas aos participantes 
 Culinária a base de bananas na Comunidade Quilombolas Mata Cavalo - Mutuca
Festa da Banana - 2012 - comidas gratuítas servidas aos participantes 
Ensopadão de Carne de vaca com Banana
Ovos Caipira, Pimenta e Melado - dos Quilombolas 

Fila para pegar a comida na Festa da banana

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