27 de fevereiro de 2012

O Marketing aplicado ao Turismo vem impulsionar o consumo da necessidade pós-moderna

Geraldo Donizeti Lúcio


Neste contexto o setor do turismo tem sido alvo, de uma forte explosão do desenvolvimento de ideias e ações. O setor do turismo tem sido alvo, nestes últimos tempos, de uma forte explosão do desenvolvimento de ideias e ações. A demanda por equipamentos e serviços turísticos de qualidade é crescente tendo em vista o aumento da população e da complexidade urbana, o sistema capitalista com os modos de produção, tem contribuído para uma busca incessante por opções diferenciadas para a satisfação das necessidades pessoais, sobretudo na qualidade de vida.


A demanda turística é crescente por causa do aumento da população e da complexidade turismo é evasão, sonho, saída do cotidiano e da mesmice, pessoas que estressadas das atividades do dia a dia saem em busca de satisfazer as necessidades de ócio com ocupação em atividades de lazer e de motivações em atividades ocupacionais que no conceito final estará segmentando o turismo como: Aventura, Rural, Ecológico, Negócios e eventos, Pesca, etc.

Analisando todos os bens e serviços e as necessidades para a sobrevivência humana, podemos afirmar que o turismo não se encaixa no quesito das principais necessidades básicas, como água potável, alimentação, moradia, vestimentas, calçados, saúde e educação, é um setor considerado secundário na escala de prioridades dos consumidores. Mas a atividade turística nos últimos anos tem deixado de ser interpretada como luxo e privilégio de poucos.

O ser humano passa a relacionar suas necessidades principalmente com status, cultura e lazer e é aqui que o turismo encontra sua atuação, ou seja uma vez atendidas as suas necessidades primárias, o turista procura aonde ir, viajar no mundo e no Brasil tem sido uma necessidade e atividade que tem abrangido pessoas de poder aquisitivo baixo, depois do advento do crediário e parcelamento de compras o ser humano tem aprendido a utilizar das viagens turísticas com o instrumento do crediário.

O marketing turístico deve ser utilizadas por uma administração para investir no potencial de uma cidade, para isso, é necessário toda uma discussão sobre a aplicação do marketing ao turismo, que pode ser essencial para o desenvolvimento do Brasil, do Estado e dos municípios, discussão dos temas básicos do marketing e aplicá-los diretamente ao setor turístico e identificar as ações de marketing que auxiliam uma Administração Pública a investir no potencial turístico da cidade, transformando-os em produtos formatados, prontos e acabados sendo colocados na prateleira da agencias e operadoras de turismo, a teoria aliada prática, irá mostrar que é possível se investir no marketing turístico e atingir bons resultados no desenvolvimento do País, do Estado dos Município, além de apresentar uma análise dos elos de todas as cadeias produtivas sejam elas relacionadas com serviços ou produtos.

Para bem entendermos o que é Marketing Aplicado ao Turismo é necessário antes de tudo se ter um amplo ou até mesmo resumido conhecimento do que significa cada uma desta terminologia, O QUE É MARKETING ? e O QUE É TURISMO?


Marketing

É a função gerencial que está relacionada com qualquer tipo de produtos e serviços e que procura organizar os segmentos e atividades do mercado globalizado, uma vez organizadas procura interagir e envolver os fatores e insumos, de modos a avaliar e converter a motivação, disposição e capacidade potencial de compra dos consumidores numa demanda efetiva para um produto ou serviço específico, visando levá-los ao fator de consumidor final ou usuário, objetivando com isto, um lucro adequado ou outros objetivos propostos pela empresa (RUSHMANN, 2003, p. 14).

De forma mais direta, marketing pode ser definido como o conjunto de atividades orientadas a identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes de uma forma geral.

Marketing embora descrito na maioria das vezes como a arte de vender serviços e produtos, mas em regra geral o mais importante no marketing nem sempre é vender (KOTLER, 2000). Para Ducker (apud KOTLER, 2000, p.30)


(...) marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.(Kotler,2000, p. 30).


Sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, o ideal é que o marketing deixe o cliente em situação motivadora para comprar algum bem de consumo ou serviço, para isto basta tornar o produto ou o serviço disponível. mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua e a meta é conhece o cliente de tal forma a convencê-lo que o produto ou serviço se adapte a ele e ocorra um processo de venda por si só.

De um modo geral as pessoas satisfazem suas necessidades e seus desejos com produtos e serviços que muitas vezes podem não estar relacionadas a qualidade, um produto é qualquer oferta (bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, títulos patrimoniais, organizações, informações e idéias) que possa satisfazer a uma necessidade ou a um desejo (KOTLER, 2000).

Storti (2008, p. 31) cita Spiller (2006, apud STORT1, 2008, p. 31) para tratar do marketing de serviços :

O marketing de produtos e serviços deve ser orientado para a conquista e fidelização do cliente, tornando-o um divulgador da qualidade do serviço prestado, através de um estudo de suas necessidades, detalhado planejamento da produção, avaliação do seu grau de satisfação e práticas para a consolidação da marca da organização.


Turismo

É o conjunto de atividades realizadas por uma pessoa em um lugar diferente daquele onde possui sua residência habitual, quando motivado por razões surgidas livremente e quando não sejam exercidas ações profissionais remuneradas diretamente por setores econômicos do lugar visitado.

O turismo, então, se apresenta como uma atividade social e econômica importante para o desenvolvimento de todos os segmentos da sociedade.

A Organização Mundial de Turismo (OMT), organismo das Nações Unidas, define Turismo como a soma de relações e de serviços derivados de uma mudança temporária e voluntária de residência, motivada por razões que não podem ser profissionais ou de negócios. Para Melgar (2001, p. 13),

O turismo age como produto e serviço. Para Ruschmann (1991, p. 26) apud Melgar (2001).

Produto turístico é "a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos".

O turismo tem como sua matéria prima os atrativos turísticos. São eles que podem motivar o deslocamento de pessoas para ver, fazer ou sentir e desfrutar de sua existência. Investir na imagem e na infra-estrutura de uma cidade que possua atrativos turísticos faz deles produtos com capacidade de serem consumidos por algum tipo específico de mercado (MELGAR, 2001).

Ainda de acordo com Melgar (2001, p.71) os atrativos turísticos podem ser classificados nas seguintes categorias: sítios naturais, históricos, culturais, congressos e eventos, educacionais, recreacionais, saúde e negócios. O objeto de estudo se restringirá aos sítios naturais (montanhas, lagos e lagoas, cachoeiras, grutas e cavernas, observação de flora e fauna, parques nacionais e reservas), e históricos (museus e sítios históricos).

O marketing lança mão de um conjunto de ferramentas. MacCarthy (apud KOTLER, 2000) classificou essas ferramentas em quatro grupos amplos que denominou os 4Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto de venda) e promoção.

Este último a promoção se configura como uma das principais ferramentas utilizadas pelo turismo, sendo que é através da propaganda, da publicidade, da promoção de vendas, do merchandising e do marketing direto que se vai chegar ao possível cliente: o turista que para atingir o objetivo de suas necessidades e desejos ao consumir os serviços e produtos turísticos.

 
Aplicar o marketing no turismo é entender e sentir o mercado sempre em busca do desenvolvimento de produtos e ou serviços que atendam e satisfaçam as necessidades dos seus clientes, as ferramentas do marketing turístico podem ser utilizadas por uma administração para investir no potencial de uma cidade.


A aplicação do composto de marketing, em especial a grande utilização de promoção, o marketing turístico podem ser utilizadas por uma administração para investir no potencial de uma cidade, o turismo pode se tornar uma atividade econômica de relevância e participação significativa na economia local, deve-se trabalhar com os principais agentes de desenvolvimento da atividade; com aqueles que podem se tornar beneficiários do desenvolvimento dele dentro do município como os artesãos, produtores rurais, proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais, principalmente dos setores de hospedagem e alimentação e condutores de turismo.


A propaganda é a Alma do marketing

O sucesso da mensagem de propaganda repousa mais na definição clara dos objetivos de marketing do que nos objetivos exclusivamente de comunicação, o administrador deve estabelecer objetivos claros realizáveis, a propaganda não pode fugir à regra da importância de estabelecer objetivos para formular uma campanha de propaganda adequada.

O tema a propaganda é a alma do negócio é muito chamativo para um debate, pois no turismo como em qualquer outro setor da economia tem que receber uma propaganda seria e com responsabilidade, pois o cliente, “turista” está disposto a pagar um bom preço pelo produto, adquirido, e quando é informado através de propaganda tem que ser fiel, mas isto é outro assunto .(......) para outras escritas e leituras!!!


Geraldo Donizeti Lúcio
Economista - Especialista em Turismo Rural
Coordenador de Turismo Rural da SEDTUR- MT

Um comentário:

  1. ótima matéria amigo, mas além do mix promocional é preciso que haja ações voltadas a qualidade dos equipamentos de receptivo oferecendo excelência no atendimento ao turista. um grande abraço.

    ResponderExcluir